CRITICA - AFRICA BRASIL DE JORGE BEN JOR

Africa Brasil, decimo quarto álbum de Jorge Ben Jor, que na época do disco assinava como Jorge Ben, foi um divisor de águas na carreira do cantor, ao se distanciar da MPB e da Bossa-Nova que imperava na época aqui foi onde ele se encontrou com o soul e com o funk americano e juntou o melhor dos dois mundo, criando musicas altamente comerciais e que são referencia até hoje, como por exemplo Taj Mahal. que possui varias regravações, Xica da Silva que foi música tema do filme de mesmo nome e "Ponta da Lança Africano".

O titulo do álbum não poderia ser outro ao misturar alguns instrumentos de origem africano acompanhado com a guitarra elétrica dando liga em todas as referencias, Africa Brasil é uma carta de amor ao continente que esta nas origens do cantor que tem descendência etíope. Nesse disco está a descontração,sendo a figura do jogador de futebol é muito presente no disco, a paixão nacional, a união das tribos é o futebol.

o jogador de futebol está também presente em "meus filhos, meu tesouro" onde o tema da infância aparece com maior destaque. Ao questionar aos filhos o que eles querem ser quando crescer é respondido: por Arthur Miró ser jogador de futebol, para Anabela Gorda, ser dona de casa atuante ou mulher de milionário e para Jose Correa, ser tesoureiro-presidente ou liberal como o pai. Seriam esses os futuros destinados as crianças da época? pu só o desejo de qualquer criança? Ser jogador de futebol é uma bem comum entre aqueles que gostam do esporte, as outras duas podem ser o reflexo de nos tornarmos o que nossos pais foram, seriamos destinados a seguir esse caminho? o quão dificil é para nos desviarmos? É uma questão de apenas querer?

Essas perguntas tem uma resposta? Deixa o questionamento de Jorge Ben enquanto voce aproveita esse delicioso album tão brasileiro quanto africano quanto único.

Comentários

Postagens mais visitadas